A busca pelo termo ESG no Brasil praticamente triplicou no último ano, de acordo com um levantamento realizado junto ao Google Trends. O Brasil foi o país latino-americano que mais pesquisou pela sigla nos últimos 6 meses.
O que significa ESG?
Vamos primeiramente entender o que significa cada letra do acrônimo ESG. A sigla em inglês é Environmental Social and Governance, em português nos referimos também como ASG, sendo Ambiental, Social e Governança
Environmental (Ambiental)
Práticas da empresa voltadas ao meio ambiente, entram aqui temas como;
Uso de energias renováveis
Eficiência energética de seus produtos
Redução de emissão de poluentes
Uso consciente da água
Gestão de resíduos
Social
Responsabilidade social da empresa e o seu impacto perante a sociedade, aqui podemos mencionar temas como respeito aos direitos humanos e as leis trabalhistas;
Segurança no trabalho
Diversidade
Proteção de dados e privacidade
Banimento do trabalho análogo ao escravo e de menores
Satisfação dos clientes
Governance (Governança)
Políticas, processos e estratégias administrativas da empresa, assim como;
Boa conduta corporativa
Práticas anticorrupção
Manter canais de denúncias sobre casos de discriminação, assédio e corrupção
Realização de auditorias internas e externas
Direitos e deveres de consumidores e fornecedores
Transparência de dados
Origem do termo ESG
Criado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, entidade ligada a ONU que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
A sigla ESG passou a ser usada no lugar do termo “Sustentabilidade”, tornou-se uma forma de se referir a empresas socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma transparente.
A SOLANO TRANSKAV em quase quatro décadas de existência sempre manteve práticas ESG, mesmo antes destas serem criadas, trabalhando com princípios éticos e sustentáveis.
Σχόλια