Transformadores de Força

Transformador de Força

Principais aplicações;

Transformadores de força trifásicos de 5 até 150MVA, nas classes de tensão até 245kV

Qual a sua finalidade?

Os transformadores de força são utilizados para compatibilizar os níveis de tensão de transmissão ou distribuição das concessionárias para a utilização em grandes consumidores, também usados para a operacionalização de sistemas particulares de distribuição.

Subestações de alta tensão para grandes consumidores de energia com grande consumo e capacidade.

Principais Características;

Fabricados conforme as normas ABNT NBR.

São desenvolvidos de forma customizada a fim de atender características particulares de cada projeto.

 

Potências padronizadas

5/6,25, 7,5/9,375, 10/12,5, 15/18,75, 20/25, 25/31,25, 40/50, 60, 70, 80,90, 100, 120 e 150MVA, nas classes de tensão até 245 kV.

 

Meio isolante, óleo mineral ou *vegetal biodegradável.

Fabricados com sistemas

CST (Comutador Sem Tensão) ou CDC (Comutador de Derivação em Carga) para a alta tensão

CTC (Cabo Transposto Continuamente), para a baixa tensão

 

Núcleo magnético em lâminas de aço silício de grão orientado (GO) do tipo step-lap, proporcionando a diminuição do nível de ruído, corrente de excitação e perdas totais, aprimorando o rendimento do conjunto e aumentando sua resistência a esforços mecânicos de curto-circuito.

 

Os enrolamentos de alta e baixa tensão são confeccionados com condutores de alumínio eletrolítico, isolados com papéis termoestabilizados, aumentando sua vida útil.

 

Tanque confeccionado em aço-carbono, com tratamento de superfície por jateamento abrasivo, proteção anticorrosiva com a aplicação de primer e pintura final líquida por derramamento, própria para a exposição a ambiente agressivo. Processo otimizado, diminuindo o volume de resíduos, gerando menor impacto ambiental.

 

Montagem final em ambiente controlado, secagem das partes ativas em estufa, enchimento sob termovácuo, garantindo a isenção de umidade no interior do transformador, aumentando assim sua durabilidade.

 

Ensaios elétricos finais conforme ABNT NBR e com a devida emissão do respectivo relatório.

* Fluído autoextinguível e com alto nível de segurança com relação à flamabilidade, reduzindo assim o risco de incêndio e explosão. Compatível com a preservação do meio ambiente.