top of page

Mercado Livre de Energia

Atualizado: 8 de ago. de 2022

Nos próximos meses o mercado de distribuição de energia passará por uma profunda mudança. Você está preparado?


Como a energia elétrica é produzida e distribuída?


A Geração de energia pode ocorrer por diversas fontes renováveis como hídrica, solar, eólica, biomassa, ou não renováveis como térmicas a gás ou carvão e nuclear.


A Transmissão é uma rede de subestações e linhas de transmissão, conectando os geradores aos distribuidores, permitindo o transporte de eletricidade por longas distâncias até os centros de consumo.


O que é Mercado Livre de Energia?


Desde 1998 a comercialização de energia elétrica é regulamentada no Brasil.

Em 2004 houve a implantação do "Novo Modelo do Setor Elétrico" através da lei nº 10.847/2004 e 10.848/2004, vigente até hoje.


O mercado livre é o ambiente onde as transações de compra e venda de energia elétrica são realizadas, utilizando uma plataforma denominada de CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).


No Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre (ACL) os consumidores podem escolher seus fornecedores e negociar condições contratuais como por exemplo, volume, preços e prazos, assim como já faz com outros serviços, como telefonia, internet e TV a cabo, tendo o direito da chamada portabilidade.


A principal vantagem da contratação no ambiente livre é a possibilidade de obter até 30% de economia na conta de energia, com o diferencial de previsibilidade dos preços futuros, sem mudança nos horários de pico, bandeiras tarifárias ou os reajustes anuais.


A competição entre os fornecedores contribui para precificações mais atrativas, flexíveis e ainda podendo escolher energias de fontes renováveis.




Os custos de transporte da energia (transmissão e distribuição) e encargos setoriais, estes fixados pela Aneel são pagos igualmente por consumidores regulados (cativos) e livres.



Diferenças entre os Mercados Livre e Cativo


Mercado Livre (ACL)

Consumidores negociam livremente com diversos fornecedores de energia.


Mercado Cativo (ACR)

A contratação é passiva, os consumidores são cobrados por bandeiras tarifárias impostas pelas concessionárias de energia, estas reguladas pela Aneel.



No Mercado Livre a energia contratada pode ser incentivada ou convencional.


A energia incentivada foi estabelecida pelo Governo para estimular a expansão de geradores de fontes renováveis, como PCH (Pequenas Centrais Hidroelétricas), biomassa, eólica e solar. Visando competitividade, o comprador desse tipo de energia recebe descontos de 50 a 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição.


A energia convencional é proveniente dos outros tipos de geradores, como usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas. Esse tipo de energia não concede desconto na tarifa de uso do sistema de distribuição.


Quem pode migrar?


Neste momento os consumidores denominados “especiais”, estes com demanda contratada igual ou superior a 500 kWh por unidade ou soma de unidades, podem adquirir energia incentivada, gerada por fontes renováveis.


Já os consumidores denominados “livres” com demanda igual ou superior a 1.000 kW podem contratar energia convencional de qualquer fonte.


Como podemos ajudar?


Quer economizar até 30% na conta de energia elétrica de sua empresa?

Preencha o formulário em nossa página, então entraremos em contato para o encaminhamento de uma apresentação. Caso seja possível a migração, elaboraremos gratuitamente um estudo de viabilidade, por meio de nossa consultoria especializada.



150 visualizações1 comentário
bottom of page